Pelos montes e vales na ida e volta ao evento de Vila de Rei

  • Fim-de-Semana de 25 e 26 de Fevereiro de 2012
Então depois de termos conhecido um dos geocachers da década, o senhor ClCortez fomos convidados a participar no evento de Vila de Rei, não só para ir ver mas também para dar uma palestra sobre os FTF's, tema que muito gostamos.

Claro que nós partimos bem cedo a caminho de Vila de Rei, acompanhados por dois dos RumspringaTeam e pela Sweety&Salty, e claro não poderíamos ir logo para lá, teriamos sempre que ir fazer umas caches.


Começamos com a Santuário da Senhora das Necessidades que se encontra bem adaptada ao local mas bastante fácil de descobrir e o local poderia ser muito bem aproveitado, até mesmo para turismo rural. seguidamente partimos para a Capela de São Bartolomeu na qual encontramos um grupo de Escuteiros que por lá descansavam da caminhada e recuperavam forças com um belo lanche, eles depressa se aperceberam o que lá estávamos a fazer e como alguns tambám faziam ainda tivemos uns dedos de conversa com eles.




Partimos de seguida para a Igreja de Nossa Senhora da Graça que nos deu algum trabalho a encontrar, pois a maldita estava no lado contrário ao que o GPS indicava. Seguimos viagem até à HL 4 - Meirão que nos deu bastante luta e bastante trabalho a encontrar, depois de muitas voltas e apesar dos 10 olhos a procurar por todo o lado estava complexo mas no final deu muito prazer a fazer, ainda encontramos uma caveira pelo caminho e tudo.




Fomos seguindo o caminho de Vila de Rei mas ainda paramos em mais algumas antes de la chegar, a Parque de Merendas - Sardoal deu para descansarmos um pouco e recuperar as forças com umas belas sandochas e umas fatias de pizza feitas nessa noite.




Como o tempo não era muito tivemos que seguir caminho e fomos então àsFonte das Tres Bicas vs Fonte Ferrea - SARDOAL e Fonte da Penaver a água muito férrea que por ali se encontra.




O Convento de Santa Maria da Caridade foi a seguinte a ser encontrada e depressa demos com ela, depois de feitas todas as contas. Ainda tivemos tempo para mais uma e a premiada foi a"Eucalyptus Globulus Labill" que também poderia estar mais perto do local a visitar mas assim também não incomoda ninguém.


Como já não havia tempo seguimos a nossa viagem até Vila de Rei que ficava ali bem perto, e chegados ao local do evento Return to V.de Rei - Let's Talk About..Geocaching! tínhamos um lugar mesmo à nossa espera em frente à porta.


Estacionámos e demos entrada no edificio onde quase tudo iria acontecer, demos os nomes e pagamos o jantar, depois de recebermos as nossas credenciais foi entrar e começar a ver quem por lá conhecíamos e claro que algumas caras já eram conhecidas, não só da organização mas também de eventos na nossa zona.


Depois de uns dedos de conversa e de sabermos que iríamos fazer a nossa apresentação depois da senhora dos morcegos fomos dar uma volta pelas lojas que ali estavam e aproveitamos para ir fazer uma cache que estava mesmo à porta do evento, Gastronomia de Vila de Rei que demonstra que o local teria um bom restaurante, algo que iriamos comprovar mais tarde.


Após ouvirmos algumas palestras excelentes e aprendermos mais sobre muitos aspectos do geocaching, chegou a altura de irmos nós fazer a apresentação sobre os FTF's, correu tudo muito bem e conhecemos o então "BigBoss" dos FTF's que é o grande Monho, depois da apresentação e das belas histórias que o Monho contou ainda vinhamos a aprender muito sobre construção de caches, earthcaches e também sobre números do nosso país.


Seguidamente a todas as palestras chegava a altura de irmos ao manjar e aproveitar as belas petiscadas que aquela terra tem. Barriga cheia e prontos para a festa ainda fomos dar um pé de dança antes de irmos dar uma volta pelas redondezas... Sim... Isso... Fazer caches claro...




Começamos com a Necrópole da Velha Igreja Matriz que ainda nos deu um pouco de trabalho à noite e um leve cagaço... LOL, fomos então para a Fonte Antiga e depois seguimos para a Rotunda das Colmeias - Vila de Rei que ficava mesmo ali ao lado, todas estas caches tinham muito a dizer mas achamos que é melhor lá irem ver como são. 


A Feira de Enchidos, Queijo e Mel - Vila de Rei seria a seguinte e com algum trabalho derivado a muitos muggles ali na zona conseguimos tira-la do local e seguimos para a Homenagem à família Vilarregense que quando lá chegamos estava cravejada de lanternas e frontais e muitos geocachers, umas risadas e umas trocas de palavras e seguimos viagem até a Biblioteca Municipal José Cardoso Pires que depressa iria aparecer e depressa seguiríamos para a Capela Nossa Senhora do Pranto que como começava a ficar frio estavamos a apressar as coisas, mas claro que não iriamos deisistir pois ainda tinhamos algumas para fazer antes de irmos dormir...


Subimos até a Vista panorâmica - Vila de rei que tem uma bela vista, como comprovamos no dia seguinte depois da caminhada mas que àquela hora só se viam era mesmo luzes ou então lanternas de geocachers.

Descemos novamente à vila e voltamos a subir para encontrar aLusitani: Pinhal Interior Sul que ficava no monte do outro lado, mesmo ao lado do centro geodésico de Portugal Continental, facilmente demos com ela. Como estava mesmo a ficar tarde e bastante frio fomos só fazer a Fonte de Vila de Rei e a Outra perspectiva da Vila, esta última ficava bem perto do local da dormida.






Fomos então até ao pavilhão tentar descansar um pouco, claro que o chão não era muito confortável e também o frio não ajudava muito, mas depois de umas 2 ou 3 horas de sono profundo estamos prontos para cachadas e caminhadas com força.
Acordados e depois de lavar a cara toca de ir tomar o pequeno-almoço e seguir para o local de encontro para nos irem buscar de autocarro.

Chegados ao primeiro destino, bem de manhã tivemos o prazer de ver o grande marco geodésico que ali se ergue para definir o centro do nosso País. Visitamos o museu e depois seguimos novamente de autocarro até ao local onde iria começar o trilho das cascatas.


Claro que isto foi para nós o paraíso, locais lindissimos e uma organização a fazer um trabalho fenomenal para animar toda esta malta... Ainda por cima iriamos ter caches pelo caminho, e pelos owners já sabiamos que iriam ser fenomenais.


A primeira paragem foi claro numa cascata e também numa cache, o Paraíso Perdido - Vila de Rei é o primeiro ponto e claro que o local é de dar vontade de lá ficar e aproveitar toda aquela beleza, seguimos então o trilho com mais umas 99 pessoas, lol, e fomos vendo locais lindos e no qual os owners criaram um belo trilho para todos visitarmos. A segunda paragem foi na cache do Geremias que nos esperava bem lá em cima e bem escondido, no entanto, à vista de todos...


Continuamos o caminho por o trilho bem à mostra e encontramos uma vista lindissima de todas as terras ali ao lado e uma "planicie" de pedra onde estava escondida A cache do "nada" na qual vimos logo que o logbook estava alagado em àgua, mas ainda houve alguns aventureiros que foram fazer a cache apesar de toda aquela àgua... =)


O Elixir da Natureza foi mais uma paragem nesta caminhada que nos mostra mesmo locais muito bonitos e nos revela como a natureza do nosso país é tão forte e bela. Tudo isto acompanhado pela tradicional contrução portuguesa que encontramos na cache doMoinho Antigo e como se pode ver a beleza da natureza no seu maior esplendor no local mais belo desta caminhada que está ao lado da cache Bonito é pouco! [Vila de Rei].




Esta caminhada terminou no topo da serra onde está a vista panoramica e de seguida foi só descer até à zona onde iriamos petiscar com a oferta de bifanas, entremeada, minis, chouriça, morcela, vinho, sumo e àguas. O Devil ainda andou perto dos grelhadores a ajudar a organização e depois foi só comer, comer, comer e beber, beber, beber. Aproveitar para uns dedos de conversa com novos amigos e animar um pouco a malta.


A organização ainda tinha uns jogos preparados para nós e por isso ainda demos umas corridas, umas gargalhadas e mais uns dedos de conversa.
No final só tinhamos que agradecer a hospitalidade, aprender e pedir alguns conselhos de caches a fazer e seguirmos o nosso caminho com a ideia de um fim-de-semana fenomenal que tínhamos passado.


Claro que pelo caminho de casa ainda iríamos encontrar umas caches...
O Castro de São Miguel [Mação] foi a primeira da viagem de volta e rapidamente demos com ela, tal como demos com a Cruzeiro da Amêndoa [Mação].


Seguimos para a Fonte Velha e até aqui tudo bem, até chegarmos perto da Cabeço da Cruz que por sua vez nos iamos metendo numa alhada, pois o caminho que estavamos a escolher não dava para o carro passar e tivemos que fazer marcha-atras... No entanto conseguimos dar com ela depois de uma caminhada que já começava a custar depois de tanto kilometro feito a pé na caminhada de Vila de Rei.


Terminamos este dia de cachada com Um passeio por Mação [Mação] e foi só seguir viagem até à Covilhã para podermos descansar um pouco deste fim-de-semana muito bem passado com grandes amigos.




Que venham mais destes...

Sem comentários:

Enviar um comentário